Blog

17 07 2014 11:14 Mioma - sintomatologia e diagnóstico
Mioma -  sintomatologia e diagnóstico

O mioma é um tumor benigno e problema tipicamente conhecido no universo feminino. Ele se desenvolve no útero na grande maioria dos casos e atinge cerca de 50% das mulheres com idade entre 30 e 50 anos.

Apesar de mais frequente após os 30 anos, pode surgir em qualquer momento da vida reprodutiva da mulher, ou seja, desde a primeira menstruação até a menopausa. Os sintomas mais comuns são: aumento do fluxo menstrual, irregularidade menstrual e dor pélvica ou abdominal. Em cerca de metade dos casos, a paciente não apresenta nenhum sintoma.

Os sintomas, quando presentes, afetam a qualidade de vida da mulher, que pode apresentar anemia quando o sangramento é excessivo. Em casos extremos, a transfusão sanguínea pode ser necessária. A doença ainda pode causar outros sintomas, como desconforto na relação sexual e, em alguns casos, infertilidade.

Ainda não se sabe ao certo o que provoca o aparecimento dos nódulos, que podem ser de tamanho e localização variáveis. A presença de miomas pode ser detectada no exame de toque ginecológico de rotina, quando altera o tamanho  do útero ou o seu relevo.

A ultrassonografia transvaginal é o exame indicado para a confirmação do diagnóstico, nos dando a informação sobre a quantidade de miomas, a localização e o tamanho de cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>